Apresentação

 APRESENTAÇÃO


Esse livro consiste numa seleção de artigos e resenhas musicais escritos no período de 1987 a 1998, quando eu era crítico musical e colaborador do Jornal A Tarde de Salvador, responsável pela coluna semanal Música Erudita. Foram quase todos eles (com exceção dos publicados em 1998) redigidos numa pequena máquina de escrever Olivetti Lettera 32 até que adquiri um computador desktop, com editor de texto Word, o que ocorreu apenas em 1998. O Concerto no 1 para piano e orquestra de Chopin e o Concerto para Violino e orquestra de Mendelssohn foram as primeiras obras musicais que ouvi, na infância, executados pela outrora imponente Rádio-Vitrola Telefunken, feita de imbuia clara e repousando sobre quatro pés de palito, que reinava absoluta na sala de estar de nosso apartamento em Copacabana. Daí resulta o título desse livro. 

Nas colunas semanais, a discografia recomendada aos leitores era composta quase exclusivamente de Long Plays (LPs), até a difusão e comercialização massiva no Brasil dos Compact Disc (CDs), o que ocorreu no começo da década de 1990. Como a maioria dos títulos recomendados para audição aos leitores encontra-se fora de catálogo, substitui as referências discográficas originais por links pertencentes à plataforma Youtube, que foram acessados fácil e gratuitamente, no período de março de 2019 a agosto de 2021, via internet. Criei assim uma playlist para cada compositor ou intérprete aqui abordado. Para facilitar o acesso às audições, o leitor terá à sua disposição o blog: https://concertopararadiovitrola.blogspot.com, onde todas as audições referenciadas nas notas de rodapé, estarão disponíveis com acesso direto, apenas clicando nos links correspondentes. Caso um ou mais links forem retirados da plataforma youtube, os leitores poderão informar no próprio blog, no espaço reservado à correspondência com o autor, para que eu possa substituí-los por outras audições equivalentes ou poderão inclusive sugerir audições semelhantes às que foram retiradas da plataforma. Dessa forma, os leitores serão também colaboradores para que haja sempre uma playlist de 501 links atualizados.

A ordem sequencial dos artigos aqui reproduzidos é a ordem cronológica de publicação dos mesmos no referido jornal, e não uma linha do tempo na história da música. Desta forma, o leitor poderá ler este livro na ordem que lhe aprouver, partindo de qualquer compositor ou intérprete aqui abordado, pois são originalmente artigos independentes e a leitura de um deles pode ser feita sem a leitura dos que o precedem.

Ao transformar as matérias jornalísticas em livro, não pretendi estabelecer um tratado profundo de análise musical sobre as obras aqui sugeridas, mas, tive como objetivo maior, fazer uma introdução sobre a vida e a obra de alguns dos grandes músicos da história, destinada a um público leigo, mas de bom gosto musical, bem como para estudantes de música, procurando contextualizar historicamente cada músico em seu tempo e convidando o leitor para uma audição básica, mas abrangente, de cada um deles aqui abordados. Ao longo deste livro, o leitor terá à sua disposição mais de quinhentas audições, selecionadas entre as que me pareceram as mais fiéis à ideia das obras descritas e foram postas, como links da internet, relacionadas ao texto principal. No final de cada artigo apresento uma bibliografia atualizada e leituras complementares para o leitor que quiser se aprofundar sobre as obras dos músicos aqui abordados. O livro se encerra com duas entrevistas realizadas com o compositor Lindembergue Cardoso, com quem estudei composição, e o violinista baiano Salomão Rabinovitz, ambos já falecidos e com cinco pequenos ensaios - reflexões acerca da natureza física, histórica e filosófica da música.

Comentários